Programa Amorim Escolha Natural Sustentável por Natureza
Home | Stakeholders | Consulta aos Stakeholders | Mercado elogia Corticeira Amorim

Mercado elogia Corticeira Amorim

Stakeholders têm percepção positiva sobre sustentabilidade

A CORTICEIRA AMORIM entende que a competitividade e criação de valor no longo prazo exigem o conhecimento e compreensão dos factores valorizados pelos stakeholders. É nesse âmbito que tem conduzido processos de auscultação a algumas das suas principais partes interessadas: accionistas, clientes, colaboradores, fornecedores, media, entidades oficiais e governamentais, parceiros e sociedade civil. Os resultados em seguida evidenciados referem-se à auscultação de stakeholders realizada em 2011.

As opiniões e preocupações dos stakeholders são fundamentais para a validação das opções estratégicas da CORTICEIRA AMORIM, bem como para a aferição de iniciativas que devem ser desenvolvidas de forma a alinhar a organização com o mercado. Para compreender as expectativas dos stakeholders a CORTICEIRA AMORIM tem desenvolvido, desde 2009, um processo de auscultação às partes interessadas que tem em consideração os referenciais metodológicos da AccountAbility. Os resultados destes processos de auscultação têm sido considerados na implementação da estratégia de sustentabilidade da CORTICEIRA AMORIM, nomeadamente na gestão de matérias não financeiras através do desenvolvimento de iniciativas, bem como na monitorização e comunicação dos respectivos indicadores de desempenho.

Temas mais valorizados

Investigação, desenvolvimento e inovação é a temática mais relevante para as partes interessadas da CORTICEIRA AMORIM. Relativamente à dimensão ambiental, os temas mais importantes para os stakeholders são: eficiência energética, aquecimento global, certificações da gestão ambiental e florestal, gestão de materiais, resíduos e poluentes. Na dimensão social, o emprego e a gestão dos recursos humanos, os impactos na comunidade local e a higiene e segurança no trabalho são os temas mais valorizados.