Programa Amorim Escolha Natural Sustentável por Natureza
Home | Abordagem | Mensagem do Presidente

Mensagem do Presidente

Gestão da Sustentabilidade Corporativa

A visão de um Desenvolvimento Sustentável exige uma alteração profunda nos modelos de produção e consumo que caracterizam o mundo moderno. A contribuição do sector empresarial passa pela adopção de um modelo de gestão com um conjunto de novas responsabilidades ambientais e sociais que podem, simultaneamente, ser traduzidas em novas oportunidades de negócio.

Na CORTICEIRA AMORIM a integração da sustentabilidade nasce da convicção de que o contributo das empresas para o desenvolvimento sustentável possui um impacto positivo nos resultados das empresas.

Um pressuposto especialmente válido para a CORTICEIRA AMORIM, que desenvolve a sua actividade com base na cortiça - uma matéria-prima 100% natural extraída ciclicamente das árvores sem as danificar, e que promove a sustentabilidade económica e social de zonas em risco de desertificação, favorecendo ainda a preservação de um dos 34 hotspots mundiais de biodiversidade.

A nossa contribuição para o Desenvolvimento Sustentável reside ainda no exercício de uma empregabilidade responsável, na adopção de tecnologias e processos produtivos ecoeficientes, bem como no apoio às comunidades envolventes. Esse contributo é ainda mais relevante se considerarmos o resultado da nossa actividade: um conjunto de produtos que alia sustentabilidade e alta performance técnica, para incorporação em áreas tão diversas como as indústrias do vinho, construção, transporte, aeroespacial, aeronáutica e calçado, entre outras.

Com recurso a tecnologias avançadas, e fundamentada num forte compromisso estratégico da organização com a Inovação & Desenvolvimento, a CORTICEIRA AMORIM tem vindo a reforçar o seu posicionamento de líder mundial com o lançamento de gamas de produtos que apresentam um elevado desempenho técnico e ambiental, respondendo a um mercado cada vez mais exigente e atento à responsabilidade ambiental e social das empresas. Na verdade, nunca, como hoje, a sociedade esteve tão desperta para os problemas ambientais que advêm das suas opções de consumo.

O crescimento verificado nas nossas Unidades de Negócios e a evolução positiva dos principais indicadores económico-financeiros da CORTICEIRA AMORIM reflectem uma maior receptividade aos produtos de cortiça, pelo reconhecimento das suas vantagens sustentáveis, na sua tripla dimensão económica, ambiental e social. No plano nacional e internacional, são muitos os líderes de opinião que apontam a indústria da cortiça e as florestas de sobreiro como um verdadeiro exemplo de desenvolvimento sustentável, pelos impactos positivos na Sociedade e comunidades que geram, bem como pela prosperidade económica e conjunto de serviços ambientais fundamentais para o bem-estar humano.

Acreditamos na singularidade da nossa actividade - considerada paradigmática em termos de desenvolvimento sustentável -, e reiteramos o compromisso da sustentabilidade enquanto pilar estratégico da actuação da Empresa, procurando ser um exemplo de excelência em termos de competitividade responsável.

António Rios de Amorim,

Presidente da CORTICEIRA AMORIM